Desde ontem não consigo deixar comentários no blog... então resolvi postar...
Apoio totalmente o Marcelo... e digo mais... assim que eu arrumar outra hélice 12x5 pro Muleke vou ajudar o Marcelo a dar no meio de quem tiver avacalhando.
Quem é mais antigo lembra quando voávamos glow em Estrela, volta e meia eram 6 voando ao mesmo tempo e ainda tínhamos que ficar de olho nos aviões de verdade, digo que era mais tranqüilo e seguro que hoje.
As asinhas e elétricos (do jeito que estão voando) atrapalham o circuito de vôo, não há segurança para os aeromodelos nem para os aeromodelistas.
O cara tá lá concentrado pilotando e, quando vê, passam com uma asinha ou planador raspando na cabeça do sujeito, vi isso acontecer pelo menos 4 vezes ontem (isso que eu tava ocupado fazendo pipoca e quentão).
Em outra hipótese, imaginem uma dessas “chapa de isopor” de R$18,00 (que pode voar em qualquer campo de futebol ou potreiro) atingindo e derrubando um aeromodelo de R$3.000,00 que vinha para pouso ou fazia uma passagem baixa na pista, é brabo isso daí tchê.
E outra... PELAMORDEDEUS POUSEM NA PISTA! Semana passada uma asinha quase deu no meio do Extra que estava “estacionado” próximo ao galpão. Esses dias o Gus entortou a antena do meu rádio 72Mhz com outra asinha (NOTA: ele não tem antena pra vender na loja dele).
Enfim, vamô se respeitar antes que aconteça uma merda maior, tenho um galão de Thiner aqui, já tô afim de levar pra pista e fazer um sopão de isopor.
VOU REPETIR AQUI O QUE DEIXEI NO POST DO MARCELO CASO ALGUEM NÃO TENHA VISTO.
ResponderExcluirBom, vou expor meu ponto de vista, porque particularmente me senti citado:
Este fim de semana voei exclusivamente a zagi por nao ter outra opção no momento. Fazia passadas na pista e na maioria do tempo voava sobre o milho. Em alguns momentos acompanhei a zagi do carlo e em outro momento acompanhei o modelo do Luft. Agora, acho q tanto um glow, quanto uma asinha de isopor de 15 pila, tem direito de passar na pista. Não atrapalhei nenhum pouso ou voo sequer, se passei perto da cabeça de alguem q pilotava foi do carlo e nos momentos que ele vinha para pegar sua asa na mão e eu fazia a curva para desviar. Quando tem movimento na pista, a regra para quem quer pousar ou passar na mesma é anunciar "pista!" ninguem tem bola de cristal ou vai ficar cuidando 4 aeromodelos de vez pra tentar adivinhar qual vai qeurer usar a pista. Eu em nenhum momento fiquei sobre a pista quando a mesma foi requisitada ou sequer atrapalhei um glow que vinha para pouso ou estava dando um raso na mesma. Claro que é perfeitamente correto termos um cuidado totalmente redobrado quando tratamos de aeromodelos mais caros em relação a outros não tanto, mas na questão de direito de voo e de regras, acredito que as mesmas cabem exatamente iguais a ambos. Pousei fora da pista (sem contar no milho ou em outro lugar dos arredores) apenas 2 vezes quando não haviam pilotos pilotando glow ou sequer um elétrico. tinha muito espaço e nenhum aeromodelo por perto. Se isso for um problema, bem, temos que parar de decolar dali também como alguns fazem com glow.. Não vejo o uso desta parte ali como um problema para decolar ou para pousar nossas asinhas DE VEZ EM QUANDO SE NÃO TIVER NINGUEM POR PERTO E NENHUM RISCO PARA OUTROS mas, vamos aqui deixar bem claro então. apartir deste momento, NINGUéM TEM O DIREITO DE POUSAR OU DECOLAR fora da área da PISTA indiferente do tipo de aeromodelo. Correto?
Marcelo, nós definimos que seria separado os vôos de combate dos outros vôos normais. Eu ainda citei naquele momento da reunião separarmos glow, eletrico combate e helicóptero. ninguém quiz. Quando tu voa o glow, tu normalmente voa mais alto e em um circuito normal, eu estava voando em cima dos milhos, e passando algumas vezes na pista. Alguma vez que tu necessitou a pista eu te atrapalhei? Sequer passei perto de ti com a zagi! Acho q até o carlo atrapalhou mais. tinha gente tendo instrução e vinha pra pouso sem requisitar a pista eu via a aproximação e saia da reta sem falar nada QUANDO eu estava nela.
Me desculpem, não quero gerar conflitos e muito menos discutir com alguém. Só acho que se tem algum problema com alguma ou algumas pessoas, devemos citar nomes até por uma questão ética.
se esconder atras de palavras pra tentar fazer os errados "se tocarem" nunca funciona. Eu podia muito bem "não me declarar culpado" e colocar um "concordo plenamente" nos comentarios e deixar rolar.. Vamos botar a a cara a tapa, dar nomes aos bois pra depois perder a paciência com quem ainda estiver atrapalhando.
Ontem (domingo)não fui para a pista porque no sábado estava uma anarquia. Levei o shock para fazer uns voos "light" só que ficava mais preocupado do que quando levava asinha. É só chegar perto da pista que alguém chega do lado com uma asinha e decola no teu ouvido ou fica dando volta em cima da tua cabeça. Temos que voltar a ter as baterias de Zagui. Asinha voa com asinha e nada mais. Este negócio que não está no combate não funciona.
ResponderExcluirTambém já comprei um MULEKE e estou refazendo as asinhas pq não vou colocar aviões mais caros nesta bagunça.
Vi quando o Marcelo teve que desviar de outro aero que estava dando voltas na pista e também vi o tempo que ele esperou para decolar...
Vi que o Márcio estava tentnado ajudar um cara iniciando e não conseguia pousar direito pq sempre tinha alguém...
Fica a dica, ou organizamos ou perderemos muitos parceiros na pista!
Abraços!!!
Buenas! Não estou dizendo que aeromodelos mais caros devam ter “privilégio” de voo... o problema é que as asinhas (do jeito que voam) desrespeitam totalmente o circuito de vôo, acidentes com asinhas acontecem seguido, mesmo sem estarem em combate, tanto é que meu planador já foi atingido 2 vezes pela dupla Márcio&Márcio, e ainda têm os outros acidentes e incidentes que já citei em outras postagens.
ResponderExcluirO problema não se restringe ao piloto do glow avisar quando seu aero vai passar na pista. As asinhas estão voando em toda parte, numa rota aleatória, impossível de adivinhar de que lado elas vão vir. Para quem voa defensivamente isso é muito estressante, se vejo que têm mais de uma asinha voando prefiro nem decolar.
Faço só um comentário sobre pousar encima do barranco e voar encima da cabeça dos parceiros: o dia que uma asinha me acertar ou acertar (quebrar) um aeromodelo meu, vou pegá-la quebrar no meio (pra caber na churrasqueira) e vou botar fogo, com receptor, bateria e tudo mais junto.
Eu comecei a montar uma asinha pra conseguir vender meu rádio S400 no pacote, mas com tudo isso que ta acontecendo prefiro ficar com o rádio guardado até estragar.
Por outro lado, gostaria de agradecer aos aeromodelistas que estiveram Domingo na pista, respeitando uns aos outros, dando exemplo de como deve funcionar o clube. Tirando a lenha do Trex 600 tudo foi perfeito.