Grossário do Aeromodelista
Um glossário um pouco diferente dos que você está acostumado a ver…
-Aeromodelista : Aquele curioso que pensa que sabe e entende de tudo sobre aeromodelismo
-Agulha do carburador : Peça para todos fuçarem, de fácil quebra na queda e difícil de ser encontrada nas lojas do ramo
-Asa : Ver asas
-Asas : Ver biplano
-Aterrisagem : Bater primeiro com as rodas no chão e depois da vários pulinhos
-Aterragem : Bater com tudo de uma vez só no chão
-Biplano : Ver asas (duas vezes)
-Bateria(ni-start) : Serve principalmente para desconfiar que não esta carregada e pedir emprestada ao colega
-Bequilha : Peça de arame com rodinha em borracha na ponta, que entorta todas as vezes que o aeromodelo pousa
-C.G : Ponto sempre procurado e encontrado no lugar onde não deveria de ser. Também pode ser Com que Gravidade a hélice bateu no dedo do aeromodelista
-Combustivel : Material caro, que dá um trabalho danado pra limpar do modelo após o uso
-Carburador : Um monte de peçinhas e parafusos, que todos mechem mas ninguém entende. O mais comum fica atrás da hélice antes do modelo cair
-Cabrar : Ato de tentar tirar o aeromodelo de uma queda fatal
-Decolagem : Ato de arrancar o aeromodelo do chão fazendo uma curva do lado contrário que o piloto imaginava fazer
-Dederência : Problemas causádos pela peça que fica atrás do transmissor, É a maior causadora de quedas, porém, nunca admitida
-Empenagem : Rabo do avião, normalmente empenado, que as vezes sobra após uma queda
-Gama FAI : Electrocardiograma no céu
-Hélice : Primeira peça a tocar no chão após um vôo mal sucedido. Serve também para fatiar dedos e dar lucros p/ logistas e farmácias
-Helicóptero : Avião de rosca
-Incidência : É a ciência do chutômetro, feito com um palitinho de sorvete (usado), na frente ou atrás da asa
-Interferência : Fato sempre cupado pela dederência. Acontece muito entre os veteranos, quando derrubam seus modelos
-Jatos : Ver pulso-jato
-Loja especializada : Local onde procuramos aquilo que eles não tem, e compramos um monte de coisas que não estávamos precisando; quando chegamos em casa, verificamos que não compramos o que queríamos
-Manicaca : É o principiante de pilotagem, MANIacos que normalmente só fazem CACAS
-Manobra : Perda momentânea do contrôle do aeromodelo
-Modelo escala : Replica de avião, que não sai da parede do aeromodelista
-Modelo FAI : Aeromodelo que leva no mínimo 1 hora para prepará-lo para voar, e dá sono a quem está assistindo o vôo
-Modelo esporte : Caixote com asas para treinamento de como atingir a pista, sem danificá-lo muito
-Motor : Engenhoca que em casa funciona as mil maravilhas e na pista dá um trabalho danado para funcionar; morre fácil, não dá marcha lenta, etc..
-Mecânico : Puxa-saco de piloto
-Nariz : Parte dianteira do aeromodelo, onde na maioria das vezes fica o motor. (p.s; Quando falamos a um manicaca para levantar o nariz do aeromodelo ele levanta sua cabeça
-Over wing : Manobra que poucos sabem fazer e precisamos de dicionário em Inglês para sua tradução
-Pouso : Agressão a pista
-Queda : Ver pouso
-Receptor : Equipamento eletrônico que fica dentro do aeromodelo antes e durante o vôo e fora após a queda, normalmente sofre de interferências estranhas
-Sustentação : Gasto mensal com o equipamento
-Trem de pouso : Conjunto de arames e rodinhas que sempre entortam na hora do pouso. Agressor da pista
-Retrátil : Idem trem de pouso, que normalmente não fnciona e entra dentro do aeromodelo na hora do pouso ou no taxi
-Start : Aparelho economizador de dedos
-Tanque : Recipiente onde é depositado o combustível, terra e outros detritos entupidores de carburador
-U-Control : Modalidade do aeromodelismo, onde o aeromodelista amarra o avião com duas cordinhas para fazer teste de labirintite
-Vela : Pecinha que fica na parte superior do motor sempre acusada de estar queimada quando o motor não pega
Muito bom seu glossário, só tenho uma correção e um item novo para ele.
ResponderExcluirCorreção:
- Manicaca é o principiante em pilotagem sim, mas o nome vem porcausa do aeromodelo Manicaca do voo a cabo (U-control), antigamente para começar nessa modalidade quase todo mundo comprava o modelo Manicaca.
Item novo:
- C.R.A.: coeficiente de medida do medo/pânico do aeromodelista durante o voo (Exemplo 1: Gus voando Heli / Exemplo 2: o Márcio voando o Osmose). O nome vem da sigla para Coeficiente de Retração Anal, o famoso cú piscando...
O Vitor voando o Extra Novo, o Marcelo voando o AT6, o Rodrigo o Extra 260!
ResponderExcluirvitor ja ta com extra novo ??? onde estao as fotos ???
ResponderExcluirEssa é boa, Coeficiente de Retração Anal, hihihi. Se quiserem posso emprestar uns brinquedinhos que tenho, ai voces sentam encima e veem pela medida de penetração qual é o CRA de vocês, kkkk. Beijocas!
ResponderExcluirEae Maglan! O meu Extra é tão novo que mem veio ainda, hehehe. Mas ouvi de fontes seguras que falta pouco para ele chegar. Provavelmente vou levar mais uns 2 meses até terminar de montar, espero que o Reactor aguente até lá...
ResponderExcluirQuanto ao CRA quero informar que o teste oficial para este coeficiente é o Teste da Farinha, e nenhum outro é aceito pela federação...