quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agora vamos comprar esse para os combates...

A GoHobby Produtos Exclusivos, empresa que comercializa no Brasil os melhores lançamentos do mercado de toys e tecnologia vendidos no mundo, apresentará em seu estande na ABRIN, 28ª Feira Brasileira de Brinquedos, de 13 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o brinquedo AR.Drone, invenção que mescla jogo real e virtual. A novidade chega ao País por meio da exclusividade firmada com a Parrot, companhia francesa detentora dos direitos do produto e especialista em tecnologias via Wi-Fi para diferentes segmentos.

O quadricóptero é uma espécie de aeromodelo digital controlado via Iphone, IPad e Ipod touch, sem necessidade de combustível ou de pilhas, como os modelos convencionais. Concebido com materiais muito leves e robustos, seu peso chega a incríveis 380 gramas sem casco, e 420 gramas com o casco. A estrutura principal é à base de tubos de fibra de carbono e de partes de plástico reforçado de fibra PA66. Os cascos foram injetados com EPP (Propileno Expandido). O material de alta resistência minimiza eventuais atritos, que no caso do AR.Drone é quase zero, uma vez que ele também possui o dispositivo de piloto automático. Caso a pessoa enquanto estiver pilotando receba alguma ligação ou chegue aos 10% de bateria, o brinquedo aciona sozinho o comando de pouso, estabiliza-se e aterrissa após alguns segundos.





Para realizar os vôos e jogar (sozinho ou em grupo), basta ter um aparelho compatível e o aplicativo no celular. O aparelho reproduz os movimentos do controlador pelo acelerômetro, sendo uma pilotagem totalmente intuitiva. E ao tocar a tela (para cima, para baixo, rotação) reproduz o comando de controle como se fosse um direcionador de joystick. No entanto, como a configuração foi feita para aparelhos da Apple, uma versão que funciona com programas de terceiros no sistema Android (Google) foi criada. O formato do brinquedo lembra uma libélula, e o kit possui itens para vôos indoor e ao ar livre. Para cada ocasião tem um casco diferente que foi meticulosamente feito com cores que não se confundem com qualquer outro tipo de paisagem evitando assim atritos.

Com a finalidade proporcionar uma experiência de realidade aumentada, duas câmeras estão integradas no AR.Drone. Uma na parte frontal e outra debaixo, virada para o chão. Tudo o que é captado aparece em tempo real na tela do celular ou IPad. Portanto, é possível controlar o aparelho apenas por vídeo, sem a necessidade de acompanhá-lo. Os programadores de softwares estão aptos a utilizar ambas as câmeras do brinquedo para criar videojogos de realidade ampliada. Isso inclui funções como a detecção de outros AR.Drone no vôo, a detecção e posicionamento de marcas no chão e nas paredes.

Uma aplicação foi desenvolvida para se jogar como um “vídeo game que voa”. AR. Pursuit. São verdadeiras batalhas como num vídeo game, onde se pode lutar contra vários AR.Drone na mesma rede Wi-Fi, contra inimigos e alvos específicos. O AR.Drone é capaz de soltar mísseis e bombas virtuais, emitindo sons e luzes na tela do celular ou IPad do jogador.

A plataforma foi desenvolvida em código aberto e está disponível em www.ardrone.org. Cada AR.Drone possibilita criar múltiplas configurações feitas pelo próprio jogador. Ele pode, por exemplo, aumentar ou diminuir a velocidade do aeromodelo, aumentar ou diminuir o limite de altura, e aperfeiçoar cada vez mais os comandos; e deste modo compartilhar com outros usuários as suas configurações tornando a experiência cada vez mais avançada no 3D.

Atualmente o AR.Drone é vendido em mais de 30 países e é sucesso absoluto. Sua facilidade e praticidade de comandos podem ser desempenhadas por qualquer pessoa, mesmo por quem nunca controlou um aeromodelo. A marca recomenda o produto para crianças acima de 14 anos de idade. O produto tem baixíssima manutenção, sendo apenas o carregamento da bateria pelo tempo determinado para realizar os vôos e jogos.

Segundo Adriano Buzaid, diretor comercial da GoHobby, o produto deverá repetir no Brasil o mesmo sucesso que faz no exterior. “O AR.Drone é o brinquedo do futuro e uma aposta da empresa em 2011. O fato de reunir diferentes tecnologias e ter incrível facilidade de controle e configurações, além da emoção de poder pilotar usando as câmeras, você pode filmar, tirar fotos e realizar manobras como um piloto”, conclui o executivo. O AR.Drone será vendido nas principais lojas de brinquedos, departamento, hobby, modelismo e nos principais sites de vendas da internet. O preço de lançamento do produto é de aproximadamente R$ 1.680,00.

Um comentário: