quarta-feira, 13 de julho de 2011

Não é só no Aerocal que estão mudando para elétrico. eheheh

Avião elétrico bate recorde de velocidade
Agora que os carros elétricos já não são mais novidades, um grupo de alemães resolveu construir algo mais interessante: um avião elétrico. O e-Genius, que fez seu primeiro voo em maio, bateu, há alguns dias, os recordes mundiais de velocidade e de distância percorrida.
O avião percorreu 341 km em pouco mais de duas horas com duas pessoas a bordo e atingiu 165 km/h. É um feito inédito para esse tipo de aeronave. Para realizá-lo, a aeronave decolou da sua base na Alemanha, subiu a 1.200 metros de altitude e deu várias voltas indo e vindo entre duas cidades.
O e-Genius começou a ser elaborado em 2007 na Universidade de Stuttgart. O projeto tem o patrocínio da Airbus e de outras empresas. Seu desenho básico é o de um motoplanador. O motor elétrico instalado na cauda tem potência de cerca de 80 HP, comparável à de um carro pequeno. Para alimentá-lo, há um banco de baterias com respeitável capacidade. A equipe diz que, mesmo depois de mais de 2 horas de voo, ainda havia carga nele.
O e-Genius  vai participar, em setembro, na Califórnia, do Green Flight Challenge, competição de aviões amigáveis ao meio-ambiente patrocinada pela NASA. Nela, estão inscritas aeronaves movidas a hidrogênio, biodiesel, álcool  e eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário