terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pra Galera ir treinando para o Encontro em Santa Cruz.

HAMMERHEAD
Inicie a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo ficar na vertical. Quando o modelo chegar no limite de subida, puxe todo o leme para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron levemente aplicado ao lado oposto do leme.

LOWCEVAK
Em uma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, puxe todo o aileron para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o aileron), puxe todo leme para a esquerda e pique tudo, ao mesmo tempo. Na saída, não reduza a potência, pois seu aeromodelo pode estolar de asa na manobra.

SNAP POSITIVO
Coloque o modelo na vertical, quando ele for estolar, simuntaneamente, cabre tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (os 2 para o mesmo lado) e deixe virar. Obs:Esta manobra exige um forte esforço da estrutura e asa do aeromodelo, mas é uma das mais belas.

SNAP NEGATIVO
Com o modelo nivelado em plena potência, "cruze" os comandos de leme e aileron na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a esquerda).

CURVA INVERTIDA
Coloque o modelo de faca e pique para o avião fazer a curva invertida.

CURVA EM ROLL
Inicie a manobra com um roll, pique e cabre conforme a posição do modelo para que ele possa fazer a curva. Para fazer a manobra com mais precisão, ajude com o leme.

AVALANCHE
Comece como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, puxe todo o comando de aileron e leme para o lado desejado.

PARAFUSO
Inicie a manobra como em um hamerhead, mas desta vez, puxe o comando do leme e quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e dê motor. Obs: Note que quase todos os modelos podem entrar em parafusos, mas não são todos que conseguem sair deles, e acabam por vir ao chão. Esta maneira que lhe ensinamos de fazer um parafuso é uma das mais seguras.

PARAFUSO CHATO DE DORSO
A maneira mais fácil de fazê-la é provocar um stall de dorso a uma grande altitude, dar leme pra direita, aileron pra esquerda, profundor tudo picado e um pouco de potência. Para sair, cabre tudo, dê toda a potência, leme pra esquerda e aileron pra direita. Obs: Poucos aviões conseguem executar esta manobra.

HOOVERING
Consiste em parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma passagem a baixa altura com toda a potência, cabre até o modelo chegar na vertical, quando o modelo parar, segure no leme e profundor. Obs: Necessita um aeromodelo de acrobacia equipado com um motor de grande potência, para que a manobra seja executada com perfeição.

TORQUE-ROLL
Inicie uma puxada com plena potência até o modelo chegar na vetical, depois disso, puxe todo comando de aileron para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré, comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.

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