sábado, 20 de novembro de 2010

Receita apreende 110 toneladas de produtos falsificados


A Receita Federal apreendeu 110 toneladas de produtos importados falsificados, num total estimado em R$ 135 milhões. Entre os produtos, há 410 mil celulares e 460 mil óculos vindos da China. Há ainda uma carga de pentes de memória para notebooks avaliada em R$ 500 mil, além de relógios, aparelhos de MP3 e MP4, GPS, câmeras, jogos eletrônicos, peças de vestuário e bolsas, entre outros. As apreensões foram feitas durante a Operação Leão Expresso 2010, que durou 108 dias.
De acordo com o superintendente da Receita Federal no Estado de São Paulo, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, essa é a maior operação de combate à pirataria feita no Brasil e também a que teve o maior volume de produtos apreendidos. Segundo ele, participaram da fraude 120 empresas importadoras e dez pessoas físicas. A maioria está sediada no Estado de São Paulo e não tinha capacidade financeira para atuar no mercado externo. As empresas eram montadas especificamente para esse tipo de fraude e para esconder as pessoas que financiavam a importação dos produtos.
Dentre as pessoas físicas o destaque vai para um importador de Lajeado/RS, com mais de 30 encomendas de artigos de aeromodelismo (Mini-helicópteros, velas, receptores, etc.) . O Delegado responsável pela operação já encaminhou o pedido de prisão preventiva do comprador, que será enquadrado nos crimes de contrabando, sonegação e descaminho.
A operação foi realizada com o apoio dos Correios. Vasconcelos explicou que a Receita Federal mantém equipes de repressão em todos os portos e aeroportos, fazendo apreensões diárias. De acordo com ele, desde que o sistema conhecido como Siscomex Carga foi implantado nos portos, em 2008, a apreensão triplicou. Por isso, os importadores passaram a utilizar os Correios.

3 comentários:

  1. Quando começei ler até que me preucupei , mas o cara tem mais de 30 encomendas , fiquei mais aliviado , só tenho duas.

    ResponderExcluir
  2. Mas quem é o cara? Não é o Gus... eu espero!

    ResponderExcluir
  3. Tomara que não seja ninguém conhecido, hehehh!!

    ResponderExcluir